Metodologias ativas

METODOLOGIAS ATIVAS

Ao longo dos anos, a prática pedagógica tem nos mostrado que não existe apenas uma via para o processo de ensino-aprendizagem e que o propósito da ação educativa é possibilitar que aquele que está disposto a aprender, tenha oportunidade de aprender e aquele que está disposto a ensinar, promova esse encontro, levando em consideração que cada ser é único, os saberes são múltiplos e o conhecimento é uma construção participativa.

De acordo com Paro (2008), enquanto “atividade adequada a um fim, o processo pedagógico de ensino-aprendizagem constitui verdadeiro trabalho humano, que supõe a existência de um objeto de trabalho que, no caso, é o próprio educando.” (PARO, 2008, p. 300). O objetivo da aula é alcançado quando o aluno aprende. Quando o aluno não aprende como é ensinado, é preciso ensinar numa outra maneira que ele aprenda, pois ele é o centro da ação educativa e a aprendizagem é a razão do ensino existir.

Em muitos contextos escolares, a educação tradicional ainda é muito presente, mas para que possamos acompanhar as mudanças tecnológicas, sociais, políticas e econômicas que o mundo globalizado enfrenta, é preciso pensar em construir um processo educativo que encoraje o aprendizado crítico-reflexivo, que aproxime o estudante da realidade, do que está sendo abordado em sala.

Outlined Square

O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS

..


Back Button Icon

Voltar

O docente precisa estar preparado para envolver o aluno na sala de aula, com metodologias que inspirem e motivem a aprendizagem de maneira mais proveitosa, incluindo desafios para ele busque por solução, possibilitando assim uma maior compreensão.

Para Freire, (2004, p.32), “Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos.” O docente deve ter o comprometimento na construção do conhecimento do discente, e através da inquietação e criatividade em formular métodos criativos de ensino para levar o discente a uma melhor compreensão do assunto abordado em sala de aula.

As metodologias ativas surgem com a intenção de incentivar a construção de conhecimentos baseada em problemas que conforme Rodrigues (2016) “baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios das atividades essenciais da prática social, em diferentes contextos.” (RODRIGUES, 2016, p. 25).

Com a finalidade de impulsionar o estudante a descobrir caminhos para resolução de situações, compreender conceitos, relacionar as descobertas com os conhecimentos prévios existentes, as Metodologias Ativas são estratégias de aprendizagem que possibilitam a construção participativa do conhecimento e que permitem que os estudantes se sintam construtores e autores dos saberes constituídos.

É necessário que a prática pedagógica permita que o estudante desenvolva competências e habilidades. O professor é um mediador deste processo de construção de conhecimento, pois é quem leva os educandos a aprender a aprender e a adquirir habilidades, atitudes e competências, mas aluno tem o papel ativo na aprendizagem e desenvolve atividades na interação com o grupo, em equipe, de forma colaborativa com a finalidade de resolver situações- problema (SANTOS, 2015).

Outlined Square

São diversas possibilidades de atividades com Metodologias Ativas, como o estudo de caso, onde o aluno é instigado a analisar problemas e tomar decisões; o processo do incidente, em que é apresentada uma ocorrência ou incidente aos alunos sem detalhes, e os mesmos precisam estudar a situação e resolvê-la; o método de projetos, que une ensino, pesquisa e extensão, para solução de problemas da vida real; a pesquisa científica, importante atividade por inserir os estudantes nos conhecimentos elaborados e habilidades intelectuais que permite ao sujeito a capacidade para inciativas e a tomada de decisões; a aprendizagem baseada em problemas, que também estimula uma atitude ativa na busca pelo conhecimento; a metodologia da problematização.

Na aprendizagem ativa o foco está no aluno, na assimilação ativa do conhecimento por meio de situações que o levem a pensar, refletir, investigar, comparar e colocar em prática o que aprendeu. O professor é o mediador, facilitador, orientador, avaliador contínuo, que propõe novas situações desafiadoras, proporciona uma aprendizagem ativa, instiga o pensar, o fazer, estimula a interação entre os pares, favorece a discussão de ideias e a aprendizagem colaborativa.

Segundo Moran (2015) em virtude das mudanças que acontecem no cenário educacional, as escolas seguem duas trajetórias distintas para acompanhar este processo. O primeiro caminho e modelo curricular predominante é o interdisciplinar, por meio da metodologia de projetos, em que o aluno tem participação, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, com a integração de várias disciplinas envolvendo determinados conteúdos curriculares.

Moran (2015) aponta que a educação formal passa por transformações profundas e com isto reflete na nova organização do currículo, metodologia, onde tempos e espaços necessitam de uma revisão, além de não se limitar apenas ao espaço físico da sala de aula e explorar o campo digital.

Outlined Square

Copyright © 2023 - adape.com.br